Historiadora formada pela PUC-SP no final dos anos 1980,
Élida Gagete desde logo optou por dedicar-se à pesquisa voltada à memória empresarial, atividade então incipiente no Brasil. Após o bacharelado, criou sua primeira consultoria, pela qual chegou a desenvolver alguns trabalhos na área, mas concluiu que precisava adquirir mais experiência. Trabalhou com jornalistas, teve uma passagem de muito aprendizado e parceria pelo escritório do arquiteto e museólogo Julio Abe Wakahara, até que integrou a equipe da Memória & Identidade. Ali permaneceu por mais de 25 anos, consolidando e aprimorando a vocação de pesquisadora e autora. Liderou ou colaborou para o desenvolvimento de mais de uma centena de projetos, entre livros, exposições, museus, filmes e centros de documentação e memória.
Em 2016 decidiu voltar às origens e criar sua própria consultoria, dedicando-se pessoal e profundamente a cada projeto. Na Quintessência atua com Antonio M. Veiga
que, embora até pouco tempo atrás tivesse o magistério como atividade principal, também desenvolve há mais de 20 anos atividades de pesquisa histórica, com ênfase em memória oral e iconografia.